4 motivos para sua empresa abandonar as planilhas financeiras

em

4 motivos para sua empresa abandonar as planilhas financeiras


As planilhas financeiras estavam entre os primeiros aplicativos utilizados nos computadores e ajudaram a encorajar as empresas a investirem em redes de informática. O formato de cada um desses programas é similar: o ambiente apresenta células de rolagem de página, identificadas por números com linhas e colunas identificadas por letras. Cada célula é identificada por um endereço usando a letra da coluna e o número da linha.

Se o seu uso já foi visto como uma vantagem organizacional para a empresa, hoje ele se mostra obsoleto para o gestor da empresa. E pensando em atualizar os processos e facilitat o trabalho de quem depende desse tipo de mecanismo, descubra neste post 4 motivos porque a sua empresa deve abandonar imediatamente as planilhas financeiras.

Erros de utilização por vários usuários ao mesmo tempo

A capacidade das planilhas financeiras de ser utilizadas por todos é enorme. Os trabalhadores não precisam ter habilidades especiais para as utilizarem. As planilhas individuais instalados em cada um dos computadores em um escritório permitem que os funcionários acumulem dados e façam suas próprias alterações.

Além disso, a experiência vai lhe dizer que enviá-las por e-mail é suscetível a duplicar e até mesmo gerar dados errados. Os membros da equipe tendem a achar que é difícil manter o controle de arquivos semelhantes indo e voltando, e às vezes até acabam enviando, por desatenção, a versão errada da planilha, levando a perda de tempo e retrabalho dos membros da empresa. Este fenômeno leva à duplicação de dados e a erros constantes dos dados inseridos no sistema.

Perda de dados

Outro motivo pra a sua empresa abandoná-las de vez é a sua extrema suscetibilidade a ter dados corrompidos e uma perda inesperada de dados. Sinais negativos perdidos e linhas desalinhadas podem parecer inofensivos, mas quando a perda de dados e cálculos inseridos na planilha fazem você perder dinheiro, é hora de compreender que é hora de passar para alternativas melhores.

Difíceis de solucionar ou testar

Então, que tal testar suas planilhas para mitigar os riscos de itens 1 e 2? Boa sorte. Elas simplesmente não são construídas para isso. Não é incomum ter dados interligados espalhados por diferentes pastas do seu computador. É bastante óbvio agora como você pode encontrar mais problemas do que soluções as utilizando para fazer um teste de uso específico.

As planilhas financeiras são impróprias para negócios ágeis

Estamos agora numa época em que grandes mudanças estão moldando e remodelando o cenário dos negócios. Se o seu negócio não é ágil o suficiente para se adaptar a essas mudanças, ele poderia facilmente ser deixado para trás ou até mesmo enfrentar a extinção.

Planilhas financeiras são normalmente criadas por indivíduos que não têm a menor know-how em matéria de documentação de software. Então, quando é hora de uma nova pessoa assumir uma grande mudança nos negócios, o recém-chegado pode ter que começar do zero por simplesmente não entender os dados apresentados nas planilhas da empresa.

As planilhas financeiras utilizadas pelas empresas acabam por apresentar mais problemas do que apresentar soluções. A sua empresa já enfrentou algum desses problemas? Comente com a gente e participe da conversa.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.