5 erros cometidos por empreendedores de primeira viagem

Empreender não é tarefa simples. E quem está começando nesse jogo, é passível de cometer alguns erros muito comuns. Na tentativa de acertar, por falta de conhecimento e até mesmo por comodidade, diversas atitudes nocivas podem acabar se tornando corriqueiras, e então o negócio pode ser minado, sem que o empresário sequer perceba. Para que isso não aconteça, é preciso ter muita atenção e aprender com a experiência alheia. Se você está abrindo sua empresa e ainda não está seguro de como deve atuar, leia o texto a seguir e confira os maiores erros cometidos por empreendedores de primeira viagem:

Atuar na informalidade

Muitos empresários de primeira viagem, especialmente aqueles que começam com negócios bem pequenos, acabam caindo na tentação de manter a empresa na informalidade. Isso pode trazer alguma vantagem em curto prazo, pois ajuda a fugir de alguns impostos, porém, com o passar do tempo, isso pode se tornar um prejuízo. A formalização é sempre bem vinda, pois o simples fato de possui um CNPJ já abre possibilidades únicas, como abertura de conta bancária para pessoas jurídicas, emissão de notas fiscais, uso de máquinas de cartão de débito e crédito e solicitação de empréstimo a juros menores. Como se não bastasse, o empreendimento passa a ser encarado com muito mais seriedade pelos clientes e até pela concorrência!

Não ter um plano de negócios

Todo empreendedor experiente sabe a importância de ter um plano de negócios, mas os empresários de primeira viagem podem não saber ao certo o quanto ele é essencial. Antes de começar qualquer atividade, é preciso elaborar um, pois ele é uma ferramenta essencial para o sucesso o projeto. É através dele que o administrador vai definir as ações e metas que precisam ser cumpridas em curto, médio e longo prazo. Os valores de custo, prazos e estatísticas entram na elaboração do plano e ajudam a começar os negócios com o pé direito!

Desorganização financeira

Mais um problema muito comum em pequenas empresas e com empreendedores iniciantes. O setor de finanças é mesmo bem complicado, mas organizá-lo é essencial para o sucesso. Muitos acabam se afundando em dívidas e acabam levando a conta para o vermelho por não contarem com uma estratégia adequada. Organizar o fluxo de caixa, controlar o que sai e entra, ter um estoque preciso e fazer previsões futuras são atitudes indispensáveis. Um bom software de gestão pode auxiliar bastante nessa empreitada!

Ignorar o marketing

Muitos empreendedores de primeira viagem acham que não têm dinheiro para investir em marketing, mas o fato é que isso é um grande equivoco. Em qualquer negócio, ele é fundamental, e se você não quer mexer nas suas finanças, existem opções que cabem em qualquer bolso. As redes sociais, por exemplo, são de graça, e ter um perfil corporativo pode contribuir bastante para o sucesso da empresa. Simples e eficiente!

Não inovar

Muitos empresários iniciantes acabam achando que seguir o padrão do mercado vai ajudá-los a ter sucesso, mas o fato é que isso pode ser a pior escolha que eles podem fazer. Exatamente por estarem começando é que inovar se torna essencial! Esse é o trunfo que permite competir com empresas mais sedimentadas e apresentar soluções criativas que podem trazer um público novo para você!

Esses são alguns dos erros mais cometidos pelos empreendedores que estão começando. Embora comuns, eles são muito nocivos e podem acabar sendo fatais para seu negócio. Não marque bobeira: tenha as atitudes certas, evite esses problemas e veja como o sucesso pode ser apenas uma questão de fazer as escolhas certas! E se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário para nós e participe da conversa.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.