Como otimizar o processo de compras na sua empresa

Como otimizar o processo de compras na sua empresa


Em pequenas e médias empresas, geralmente, as compras são geridas diretamente pelo próprio dono ou gerente e a área comercial é uma das últimas a serem delegadas. Um problema comum nas pequenas e médias empresas (PME) é que, muitas vezes, o comprador apresenta uma postura mais de consumidor do que de comprador institucional, o que resulta em uma redução significativa na produtividade e competitividade.

Na verdade, quantas vezes uma compra é descartada porque “o vendedor não gosta de mim”? Quantas vezes um fornecedor é escolhido simplesmente pelo “bom relacionamento que temos com o vendedor”?

Existem vários métodos e ferramentas para comprar melhor. Confira no nosso post de hoje algumas orientações para otimizar o processo de compras na prática diária para pequenas e médias empresas:

Torne-se consciente da importância da função de compras

É dito que o lucro real não vem das vendas, mas das compras. Assim, é importante alocar os recursos necessários para essa tarefa, considerando que essa atividade é estratégica para a empresa otimizar o processo de compras.

Diversifique e compare preços

Uma boa prática é expandir o número de fornecedores para um mínimo de 3 por produto ou serviço relevante para o seu negócio, mantendo uma relação mais leve com eles. Se concentrarmos todas as compras em um único fornecedor, estaremos em uma posição muito desfavorável de negociação.

Também é aconselhável implementar um sistema de “concorrência de preços”, comparando pelo menos dois orçamentos semelhantes antes de fechar uma transação.

Deixe de fora apreciações pessoais

É importante se concentrar no que é melhor para a empresa, independentemente de questões emocionais sobre o vendedor ou fornecedor. Também é fundamental não decidir no momento. Nós devemos tomar o tempo para dispersar emoções e pode julgar se a compra é realmente o melhor para o nosso negócio.

Sempre exija um pedido de compra

No pedido de compra devem constar todas as condições acordadas: artigo, características, preço, modo e tempo de pagamento, prazo de entrega, dados do vendedor e do comprador, a data e os comentários, se necessário. Esta é uma prática que deve ser implementada em qualquer organização para otimizar o processo de compras.

Tenha os dados do fornecedor

Faça um guia para cada fornecedor contendo dados básicos como nome da empresa, CNPJ, telefone da empresa, fax, e-mail, nome e número de telefone do vendedor e um espaço para termos comuns que são usados ​​com esse fornecedor.

Registre todas as transações e entregas

É indispensável ter as notas de encomendas, listas de preços e dados do fornecedor sempre a mão e de fácil acesso. Verifique também se as entregas realizadas correspondem ao acordo feito por meio do seu controle geral (contando produtos, testes de qualidade, combinando os montantes faturados) e administrativo (fatura com a ordem de compra e listas de preços).

Verifique o estoque e analise os fornecedores

É importante ter informações de estoque atualizadas. Você deve atribuir valores mínimos e máximos para cada item. Quando o estoque de um produto cai no mínimo atribuído, você corre o risco de perder vendas. Quando o valor máximo é ultrapassado, no entanto, você pode sofrer perdas dos produtos excedidos.

Além disso, devemos estar abertos para a possibilidade de novos fornecedores para substituir os anteriores, pois isso pode otimizar o processo de compras da sua empresa e ajudar na manutenção do estoque.

Tenha equilíbrio nas relações

Não devemos perder de vista que estamos fazendo negócios, sem amigos ou inimigos. Então, você precisa manter um equilíbrio no relacionamento com o fornecedor, mantendo uma distância profissional, mas com cordialidade e respeito absoluto para ambas as partes.

Com uma boa política e métodos de compras, sua empresa só tem a ganhar! Além de aumentar seus lucros e diminuir despesas desnecessárias, vai crescer em termos de competitividade, o que realmente garante a sobrevivência e sucesso de um negócio a longo prazo.

Sua empresa utiliza esses métodos para otimizar o processo de compras? Deixe sua opinião dos comentários e continue acompanhando o blog Incont para mais dicas!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.