Contabilista: entenda porque esse profissional é tão importante para sua empresa

Contabilista: entenda porque esse profissional é tão importante para sua empresa


O contador, além de ser um profissional qualificado para a apuração de tributos, também trabalha com o envio de obrigações acessórias para o Governo, como a RAIS, SPED dentre outras, que são informações que todas as empresas devem enviar mensalmente ou anualmente, dependendo da informação. Ele terá que cumprir prazos e arcar com custos decorrentes de eventuais multas por atrasos no envio dessas informações, e terá responsabilidade por quaisquer erros por ele cometidos. O fato é que nem todas as pessoas têm conhecimento disso no momento de abrir uma empresa. Por isso, abaixo veremos um pouco mais sobre a rotina e as atividades desempenhadas em um escritório de contabilidade. Acompanhe!

O que o contador dos dias atuais tem a oferecer?

O contador dos tempos modernos vem saindo da antiga condição de mero registrador de fatos ocorridos e apurador de impostos. Com o aperfeiçoamento e evolução da contabilidade, este profissional participa cada vez mais do âmbito administrativo das empresas, chegando a atuar juntamente com gestores, mesmo que não estejam trabalhando dentro das empresas. Auxiliam em suas tomadas de decisões com base em seus relatórios contábeis, afinal, essa é uma das principais funções do contador: fornecer informações gerenciais para tomada de decisão.

A maioria das pequenas empresas não contam com um contador no seu quadro de funcionários justamente por não haver necessidade de tê-lo dentro da empresa, assim, a demanda pelos serviços contábeis é suprida com a contratação de escritórios de contabilidade.

O que ele pode fazer pelo seu negócio?

Mesmo com a terceirização dos serviços de contabilidade, o bom profissional contábil não se limita apenas a meras questões fiscais e contábeis, mas também a questões financeiras, econômicas e gerenciais, que também são relevantes e de interesse do empresário.

Algumas análises podem ser feitas sobre a saúde financeira da empresa com base nas informações que o contador elabora, sendo bastante útil na hora de decidir se vale a pena ou não investir em determinado ativo, produzir no Brasil ou importar determinado item para revenda, enfim, assuntos que podem auxiliar o empresário a tomar a decisão que maximize seu lucro, afinal, é pra isso que ele quer investir.

Por que você não deve tentar cuidar sozinho das finanças da empresa?

O brasileiro tem em si uma natureza empreendedora. Quaisquer que sejam os motivos que o levem a querer investir no próprio negócio, seja a falta de emprego, ou simplesmente a vontade de trabalhar para si, faz com que o aspirante a empresário simplesmente coloque um “negócio pra funcionar”, digamos assim.

Atuando na ilegalidade, vendendo ou prestando serviço sem emissão de notas fiscais e, consequentemente — mesmo que despropositadamente —, sonegando impostos, deixando de pagar seu INSS como empresário, não podendo assinar a carteira de eventuais funcionários, e o pior, sem saber da viabilidade futura desse empreendimento, surgirão inúmeros problemas que o empresário terá sem a assessoria de um profissional contábil. E isso não é bom.

Consultando um contador para fornecer as informações necessárias sobre a viabilidade econômica do empreendimento, e o tempo de payback, que é o tempo necessário para que se tenha o retorno de um investimento, o empresário evita uma grande dor de cabeça, com a possibilidade de prejuízos por conta de um investimento que não seja, no fim das contas, um bom negócio.

Alguns setores e atividades de um escritório de Contabilidade

Setor Pessoal: elaboração de folha de pagamento, 13º e férias, apuração do FGTS e INSS, rescisão, acompanhamento em eventuais fiscalizações e envio de informações acessórias como Caged, Rais e Gfip;

Setor Fiscal: controle de notas fiscais de entrada e saída, apuração de impostos federais, estaduais e municipais e envio de obrigações acessórias como o SPED;

Setor Contábil: dependente dos outros setores para gerar informações. Com seus relatórios contábeis e gerenciais, subsidia o empresário em suas decisões.

Com isso, é imprescindível a contratação de um escritório de contabilidade, para que assim, o empresário tenha mais segurança ao tomar uma decisão, e possa ter alguém que se responsabilize por todas as obrigações acessórias de sua empresa. Você ainda tem algum questionamento ou dúvida? Então deixe seu comentário para nós e venha participar da conversa!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.