Entenda porque as empresas quebram

Entenda porque as empresas quebram


Há apenas uma coisa mais difícil do que abrir uma empresa: fechá-la! Infelizmente, essa é uma situação que acontece com muitos empresários, especialmente no início de seus negócios. Os primeiros anos são os mais difíceis para a sobrevivência de uma empresa porque, como ela não está consolidada, qualquer perturbação pode ameaçar a sua estrutura. Antes de completar seis anos de atividade, mais da metade das empresas brasileiras são obrigadas a fechar suas portas. A maior parte dessas empresas corresponde a pequenas e microempresas. Muitos destes casos podem ser evitados, mas, para isso, a coisa mais importante é identificar quais são as principais razões para o fechamento das empresas, aprender com esses erros e evitá-los sempre que possível.

Não ter um plano de negócios

A razão pela qual muitas empresas quebram é a falta de um plano de negócios, ou a presença de um que não seja eficaz. Para ser eficaz, um plano de negócios deve definir os objetivos do proprietário e formular um roteiro concebido para alcançá-los. O plano de negócios também deve identificar o mercado, fazer projeções de vendas, identificar as necessidades dos clientes e as faixas de preço de um produto ou serviço. Ele deve conter uma estratégia de marketing, um orçamento e um plano de gestão de curto e de longo prazo. O plano de negócios não deve se concentrar apenas na atividade principal, mas também nas empresas concorrentes.

Falta de capital

Uma empresa costuma ficar sem capital para trabalhar antes de adquirir fundos suficientes para manter os gastos, em geral, devido a erros de orçamento. Para criar o orçamento inicial, o proprietário pode subestimar certas despesas, tais como custos de materiais, mão de obra e serviços. O empreendedor pode presumir que a empresa vai começar a pagar a si própria muito antes da realidade, o que resulta no esgotamento do capital e tornando impossível o pagamento das contas. A falta de capital é apontada como a principal causa do fechamento das empresas brasileiras nos primeiros anos de funcionamento.

Falta de habilidades de gerenciamento

Um empresário pode não ter sucesso em um restaurante, mesmo sendo um excelente cozinheiro, porque não possui habilidades de gerenciamento. A má gestão é um motivo comum para a falha no negócio. O sucesso de um restaurante exige mais do que saber cozinhar bem, como dirigir um estúdio de fotografia requer muito mais do que ser um bom fotógrafo. Para um negócio de sucesso, a capacidade de organização, pessoal treinado, atenção aos detalhes e algum conhecimento administrativo é fundamental.

Falta de diversificação de produtos

A falta de diversificação de produtos ou clientes pode quebrar uma empresa. Quando todos os ovos estão em uma mesma cesta, você pode sair da glória à ruína em um tempo tão curto que pode não haver nenhuma possibilidade de reação. É essencial ter diversos clientes e diferentes gamas de produtos que abranjam diversos setores tanto quanto possível, para ter uma empresa mais forte e apta ao mercado.

São práticas de cautela que trarão mais segurança, estabilidade e força para que sua empresa se consolide no mercado. E agora que você conhece todos os erros, é hora de não deixá-los acontecer em sua empresa. Se ainda houver dúvidas sobre como não deixar que sua empresa quebre, ou quais outros erros podem ser evitados, deixe seu comentário contando para nós. Participe dessa conversa

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.