4 dicas na hora de abrir sua empresa

4 dicas na hora de abrir sua empresa

Abrir uma empresa é uma tarefa complexa, que requer do novo empreendedor uma série de cuidado e atitudes. São diversos detalhes que podem contribuir ou acabar atrapalhando na condução para o sucesso, e todo o processo deve ir muito além da escolha do ramo de atuação ou de se incluir adequadamente num nicho de mercado. É preciso ficar atento a uma série de detalhes técnicos e acertar em todos os passos para que tudo corra de maneira suave e certeira. E pensando na importância desses primeiros passos, produzimos este post com 4 dicas essenciais para você enfrentar esse momento de maneira mais eficiente e segura, entrando no mundo dos negócios com muito mais chances de acertar. Confira e aprenda!

Atenção às questões legais

Não dá para começar nenhum negócio se você não estiver perfeitamente em dia com as questões legais. Especialmente pequenos empresários tendem a não dar muita importância para isso e, às vezes, até demoram para legalizar sua empresa. Pois saiba que isso pode significar uma economia em impostos em curto prazo, mas o fato é que com o passar do tempo não há como ficar na informalidade.

O simples fato de possuir um CNPJ permite benefícios como a abertura de conta bancária para pessoas jurídicas, emissão de notas fiscais, aquisição ou aluguel de máquinas de cartão e crédito e solicitação de empréstimo a juros mais baixos. É preciso ter olhos abertos também para detalhes, como o aluguel do imóvel onde o empreendimento vai funcionar (como as regras de ocupação da cidade e se é permitido o funcionamento para atividades comerciais) e a aquisição do alvará de funcionamento com a prefeitura.

Confecção adequada do contrato social

O contrato social deve relacionar alguns aspectos práticos do funcionamento do negócio, como as definições básicas (nome, atividade e endereço), capital social (bens e valores investidos) e a divisão dos lucros em relação dos sócios. Para agilizar esse processo, o ideal é procurar o sindicato da categoria do empreendimento e checar se existe um posto avançado na junta comercial. É importante ter certeza que os termos especificados no contrato social estão corretos, pois qualquer alteração pode implicar em refazer as inscrições e licenças.

Acerto na escolha do regime de tributação

Existem três regimes de tributação possíveis: simples, lucro real e lucro presumido. E na hora da abertura, o empresário precisa ficar atento a qual atende melhor suas necessidades. Especialmente em empresas iniciantes, o simples (permitido apena para quem fatura menos de 2,4 milhões de reais) ou lucro presumido podem ser eficientes, pois não há histórico e fica complicado prever a margem de lucro. No entanto, com o passar do tempo, o lucro real pode se tornar a melhor pedida.

Não menosprezar o plano de negócios

Ter um plano de negócios é essencial para o empreendedor que quer ter sucesso. É através dele que o empresário pode definir melhor suas ações e metas, bem como planejar o que precisa ser cumprido a curto, médio e longo prazo. Além disso, um bom plano de negócios contribui para sua empresa atrair mais investidores, pois dá mais garantia de retornos sólidos! Apresentar um plano mostra que você sabe o que está fazendo, e permite que você demonstre como irá operar seu empreendimento, assim como a empregabilidade de seu capital. Isso é essencial para que as pessoas invistam em você e também ajudem a conquistar financiamentos bancários com mais facilidade.

Seguindo essas dicas na hora de abrir a sua empresa você vai ter tudo para entrar no ramo com sucesso. São atitudes essenciais que conduzem o empreendedor a ter um diferencial em relação à concorrência e também saber com mais facilidade para onde ele está caminhando. Fique atento a essas questões! Você tem alguma dúvida sobre esses primeiros passos na abertura de sua empresa? Então escreva pra gente e nos conte através dos comentários!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.